Quando é necessário Fazer Iodo radioativo no câncer de Tireoide?

Se você não sabia, a terapia com iodo radioativo é uma opção comum de tratamento adjuvante para o câncer de tireoide, especificamente nos casos de tumores bem diferenciados, como o Carcinoma Papilífero e Carcinoma Folicular.
A glândula Tireoide é principal responsável pela utilização do Iodo para produção dos Hormônios Tireoideanos. Logo, após uma dieta rigorosa pobre em iodo, o nosso organismo fica ávido por absorver esse micronutriente. Portanto, o iodo radioativo I131 acaba sendo absorvido pelas células residuais de tireoide a fim de causar destruição celular e tentar “esterilizar” o organismo de células tumorais após a cirurgia.
A indicação de Iodoterapia recomendada pela Associação Americana de Tireoide (Guidelines ATA 2015) seria para os pacientes de risco intermediário e alto risco.
Pacientes com Variantes agressivas, como células Alta, Hobnail, células de Hurthle, na presença de mais de 5 linfonodos acometidos ou quando o linfonodo acometido é maior do que 3 cm, quando há Extensão extratireoideana ou Extralinfonodal, quando a ressecção foi incompleta e quando há invasão vascular
Por isso, consulte sempre um especialista, para avaliar a melhor opção de tratamento!
Se estiver precisando de ajuda, conte comigo!