Como é realizada a Cirurgia?

A cirurgia é realizada com o auxílio de uma câmera e instrumentos cirúrgicos especializados, introduzidos através de trocateres, um no centro e outros dois lateralmente no canto da boca o que possibilita a manipulação pelo cirurgião. A abordagem transoral oferece acesso direto à tireóide, preservando os músculos e estruturas do pescoço.



Atualmente, a Tireoidectomia sem cicatriz visível (TOETVA) é indicada para pacientes com nódulos tireoidianos benignos, idealmente menores que 4 cm, câncer de tireoide de baixo risco e de pequeno tamanho em localização favorável.

Cada caso é avaliado individualmente para determinar se o paciente é um bom candidato a TOETVA como opção de tratamento. Essa técnica inovadora utiliza incisões dentro da boca, eliminando cicatrizes visíveis no pescoço. Com uma abordagem minimamente invasiva, a TOETVA preserva a estética e ajuda na autoestima dos pacientes.






Fonte: Anuwong, A., Sasanakietkul, T., Jitpratoom, P. et al. Transoral endoscopic thyroidectomy vestibular approach (TOETVA): indications, techniques and results. Surg Endosc 32, 456–465 (2018). https://doi.org/10.1007/s00464-017-5705-8

Veja também

Quando é necessário Fazer Iodo radioativo no câncer de Tireoide?

BLOG
Publicado em 13/05/2024
Gostos 4
9 sintomas de alterações nas pregas vocais

As pregas vocais, popularmente conhecidas como cordas vocais, estão localizadas...

Ler mais

Publicado em 13/05/2024
Gostos 4
O que é a tireoidite de Hashimoto?

A glândula tireoide desempenha funções muito importantes para manter o bom funcionamento do organismo....

Ler mais

Publicado em 13/05/2024
Gostos 4
Como prevenir o câncer de laringe

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de laringe...

Ler mais